consumidor positivo

Consumidor Positivo: você sabe o que é? E qual sua importância?

O Consumidor Positivo é um portal, criado pelo Boa Vista, com dados valiosos sobre a situação financeira de um consumidor.

Os dados presentes nesse histórico pertencem aos próprios consumidores, mas as instituições podem utilizá-los para efetuar análise de crédito.

consumidor positivo

Consumidor Positivo: saiba mais sobre o portal para acessar sua vida financeira

Por que ter uma boa pontuação de crédito é tão importante no Consumidor Positivo?

Quando estamos apenas iniciando na fase adulta, pode não parecer grande coisa ter perdido o pagamento do cartão de crédito ou atrasado alguns dias no aluguel.

Mas essas pequenas atitudes casuais, relacionadas com as obrigações financeiras, podem voltar a incomodá-lo quando começar a levar a sério seus novos investimentos. 

Assim como manter um emprego estável com uma boa renda é importante, ter uma boa pontuação no Consumidor Positivo também é. Quanto mais cedo começar a entender qual é a definição de pontuação de crédito e reconhecer o seu grande valor financeiro, melhor.

Construir e manter um crédito saudável leva tempo e exige responsabilidade. Obter pré-aprovação para uma hipoteca, por exemplo, é muito menos estressante quando a instituição vê que o consumidor está pagando suas dívidas conforme planejado.

Uma pontuação de crédito alta no Consumidor Positivo também abrirá mais oportunidades para os consumidores obterem condições favoráveis de taxas de juros. 

Seu score avalia o quanto você é digno de crédito, observando o seu histórico de pagamentos e crédito disponível pelo Cadastro Positivo

Os dados presentes no histórico de pagamento tem uma ampla visão e considera todas as contas de crédito para avaliar o quanto um consumidor é confiável. 

O que é um histórico de crédito?

O relatório disponibilizado pelo Consumidor Positivo conta com todas as dívidas, histórico de pagamentos e quanto crédito foi aprovado, mesmo que não o esteja usando atualmente.

Como esse histórico mostra sua capacidade de crédito e a probabilidade de você pagar suas dívidas em dia, os credores contam com ele para decidir sua aprovação.

Especificamente, um histórico de crédito incluirá:

  • Todas as dívidas, passadas e presentes, incluindo empréstimos e cartões de crédito
  • Um histórico de como você pagou o dinheiro do empréstimo
  • Qualquer instância de encaminhamento para uma agência de cobrança devido a falta de pagamento, normalmente depois de vários lembretes e avisos
  • Quaisquer gravames fiscais ou falências, as quais geralmente estão disponíveis como registro público
  • Uma lista de consultas de crédito e se você foi aprovado ou não com base nessa consulta

Antes de solicitar um cartão de crédito ou empréstimo, é recomendado verificar suas chances de aprovação através do histórico no Consumidor Positivo.

O que é a pontuação de crédito?

Assim como o histórico de dívidas, a score de crédito também tem um importante papel para garantir a aprovação do consumidor.

Apenas olhando a sua pontuação no Consumidor Positivo, os credores fazem suposições sobre a probabilidade de realizar os pagamentos em dia, todas as vezes. As pontuação variam entre 0 a 1000 e levam em consideração:

  • Histórico de pagamento

Os pagamentos atrasados reduzem a sua pontuação; pagamentos pontuais aumentam sua pontuação. Isso representa cerca de 35% de sua pontuação total. 

Verifique constantemente sua pontuação

A classificação de seu score causa um grande impacto em muitos aspectos de nossas vidas.

Seja pela capacidade de comprar um carro, alugar um apartamento, comprar uma casa e até mesmo conseguir um emprego. 

Portanto, não cometa erros que possam baixar sua pontuação no Consumidor Positivo. Verificar seu histórico de pagamento todos os anos resulta nos seguintes aspectos:

  • Permite que você corrija quaisquer erros com agências de crédito antes de solicitar um empréstimo
  • Informa sobre as situações negativas dentro do histórico

Conforme desenvolva um histórico de crédito mais longo, a sua pontuação e relatório também mudam. Dessa forma, consultar regularmente é uma obrigação. 

Construa crédito sem dívidas

Muitas pessoas não têm pontuação de crédito porque não usaram ou não utilizaram recentemente para gerá-la. Existem duas formas de construir crédito:

  • Solicitar um empréstimo para construir seu crédito, colocando esse dinheiro emprestado em uma conta poupança para reivindicar após fazer 12 pagamentos mensais
  • Solicitar um cartão de crédito garantido, o qual oferece uma linha de crédito igual ao valor que você depositaria ao banco emissor

Após obter mais pontuação, você pode usar um simulador de pontuação de crédito para ver quais ações podem ajudá-lo e prejudicá-lo. 

Aumente o crédito com bons hábitos

Manter bons hábitos de crédito incluem:

  • Pagar suas dívidas em dia para aumentar sua pontuação. Nada conta mais que isso
  • O uso leve, mas regular de suas contas de crédito também é importante. Sabendo de seu limite, não use mais que 30% desse valor
  • Pague o saldo total. Não há nenhuma necessidade de carregar mais dívidas, já que sua meta é aumentar sua pontuação. 
  • Evite fechar contas caso queira melhorar o seu histórico. Quando sua pontuação for mais alta, cerca de 760 ou mais, você pode encerrar um ou duas contas sem grandes danos, mas tente manter seus cartões de crédito com máximo limite aberto

Published by